Curso XII de Maio

CONHEÇA

Fundado no ano 2000, o Curso Pré-Vestibular XII de Maio é um curso pré-vestibular popular do município de Fortaleza preparatório para os processos seletivos das Universidades Públicas do Ceará.

Na tentativa de democratizar o acesso à Universidade, os estudantes são obrigatoriamente alunos de escolas públicas. As disciplinas são ministradas por estudantes dos mais diversos cursos da Universidade Federal do Ceará (UFC), a coordenação é composta por estudantes da Faculdade de Medicina da UFC, e o projeto conta, ainda, com a orientação do Profª Dra. Valeria Goes Ferreira Pinheiro, do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da UFC.

O Curso oferece três turmas de Extensivo, de início no primeiro semestre letivo, e uma turma de Intensivo, com aulas iniciando no segundo semestre do ano. Para selecionar os alunos que comporão as turmas, o XII de Maio faz dois processos seletivos anuais, um referente às turmas de Extensivo e o outro referente à turma de Intensivo.

As aulas são ministradas diariamente, nos seguintes dias e horários:

De segunda à sexta-feira: de 18h30min às 22hrs;
Sábados: de 12h45min às 18h20min;
Feriados: de 8hrs às 11h50min.

Com o intuito de cumprir o conteúdo programático do ano (Extensivo) ou do semestre (Intensivo), as aulas são ministradas mesmo nos feriados, com exceção dos grandes feriados do ano, como Carnaval e Semana Santa.

O Curso funciona na Faculdade de Medicina da UFC, utilizando as salas da biblioteca do Centro de Ciências da Saúde. Para ter acesso às salas de aula, o aluno se identifica na portaria através de crachá, por meio de um sistema informatizado, no qual todos os dados do aluno são registrados, tornando a entrada dos alunos mais rápida e segura.

O material didático utilizado pelos alunos são apostilas elaboradas pelo próprio Curso. São utilizadas quatro volumes de apostilas durante o ano letivo, com as matérias de Português, Matemática, História, Geografia, Filosofia/Sociologia/Atualidades, Química, Física, Biologia e Redação. O XII de Maio oferece, para complementar as aulas de Redação, o laboratório para correção dos textos produzidos pelos alunos e oficina de ''Redação em 1 hora'' aos sábados. Além das apostilas, os professores utilizam TD's para aprofundamento da matéria nas aulas de revisão aos sábados. O Curso também disponibiliza caixas de som, microfones e aparelhos de data show para facilitar o aprendizado dos alunos.

O Curso XII de Maio dispõe de uma biblioteca climatizada, com um acervo de aproximadamente mil exemplares, sejam eles apostilas, livros didáticos e livros paradidáticos. Os exemplares ou são doados pelos próprios alunos da Faculdade de Medicina e pela comunidade em geral ou são adquiridos pelo Curso. A biblioteca conta ainda com acesso à internet para alunos que queiram fazer pesquisas rápidas ou obter informações sobre vestibulares.

Contato

O atendimento do Curso XII de Maio funciona de segunda a sexta-feira, das 18 às 21 horas.

Endereço: Rua Alexandre Baraúna, S/N - Rodolfo Teófilo - 60.430-160 | Fortaleza - CE

Telefones: (85) 3082-5202/ (85) 9 8633-7473

E-mail:  cursoxiidemaio@gmail.com